Trump Anuncia Captura de Maduro e Confirma Ataque à Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que forças americanas realizaram uma operação de grande porte na Venezuela, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa. De acordo com Trump, o ataque foi realizado com uma série de explosões em Caracas, na capital da Venezuela, e também atingiu os estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
Relatos de moradores e testemunhas da Reuters descrevem uma cena de destruição, com ao menos sete explosões ouvidas em Caracas em um intervalo de cerca de 30 minutos. Além disso, foram relatados tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas. A queda de energia na região sul da cidade, nas proximidades de uma importante base militar, também foi registrada.
Contexto do Ataque
O ataque acontece após uma série de tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. Em agosto, os EUA enviaram uma flotilha militar ao Caribe, e desde então, já bombardearam quase 30 embarcações, resultando em mais de cem mortes. Caracas afirma que as manobras pretendem derrubar o regime venezuelano.
Trump havia alertado em novembro que iniciaria ataques terrestres na Venezuela e autorizou operações da CIA no país sul-americano. A Administração Federal de Aviação (FAA) proibiu voos comerciais americanos de sobrevoarem o espaço aéreo venezuelano devido à “atividade militar em andamento” pouco antes das explosões.
Reações Internacionais
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, crítico do governo Trump, comentou o bombardeio em sua conta no X, afirmando que a ONU e a Organização dos Estados Americanos devem se reunir imediatamente. A Casa Branca ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque.
Os detalhes sobre a operação e o paradeiro de Maduro e sua esposa ainda são escassos, mas Trump prometeu dar mais informações em uma coletiva de imprensa marcada para as 13h (horário de Brasília).
- Sete explosões foram ouvidas em Caracas em um intervalo de cerca de 30 minutos.
- Foram relatados tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas.
- A queda de energia na região sul da cidade, nas proximidades de uma importante base militar, também foi registrada.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link