(Bloomberg) — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está preparado para avançar com “sanções importantes” ao petróleo russo, desde que os países da OTAN façam o mesmo.
Trump, um dia depois de dizer que estava perdendo a paciência com o presidente Vladimir Putin em relação à guerra na Ucrânia, declarou estar “pronto para aplicar sanções severas à Rússia quando todas as nações da OTAN concordarem e começarem a fazer o mesmo, e quando todas as nações da OTAN PARAREM DE COMPRAR PETRÓLEO DA RÚSSIA”, em uma publicação em sua rede social Truth Social na manhã de sábado.
Na sexta-feira, a Bloomberg informou que os EUA planejam pressionar os aliados do Grupo dos Sete para impor tarifas de até 100% sobre a China e a Índia, devido às compras de petróleo russo, como parte de um esforço para convencer Putin a encerrar a invasão da Rússia ao país vizinho.
“Isso, junto com a OTAN, como grupo, impondo tarifas de 50% a 100% sobre a China, que seriam totalmente retiradas após o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, também ajudará muito a ENCERRAR essa guerra mortal, mas RIDÍCULA”, escreveu Trump.
“Como vocês sabem, o compromisso da OTAN para VENCER tem sido muito inferior a 100%, e a compra de petróleo russo por alguns tem sido chocante! Isso enfraquece muito sua posição de negociação e poder de barganha com a Rússia”, acrescentou.
© 2025 Bloomberg L.P.
infomoney.com.br/">InfoMoney.