Trump Chega ao Egito para Cúpula sobre Paz em Gaza
O presidente dos EUA, Donald Trump, chegou ao Egito para participar de uma cúpula com líderes mundiais, com o objetivo de garantir que o acordo de cessar-fogo liderado pelos EUA para Gaza se transforme em uma paz duradoura. A cúpula será realizada no resort egípcio de Sharm El-Sheikh e contará com a presença de outros líderes, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz e o emir do Catar Sheikh Tamim bin Hamad al Thani.
Antes de chegar ao Egito, Trump discursou no parlamento israelense, onde foi elogiado pelo acordo da semana passada que levou a uma trégua em Gaza. Ele também celebrou a libertação dos 20 reféns israelenses e o início da soltura de quase 2 mil prisioneiros palestinos. Trump afirmou que vê a “fase dois” de seu plano de paz como iniciada e que Gaza “precisa de muita limpeza”.
A cúpula em Sharm El-Sheikh terá como objetivo discutir o futuro de Gaza, incluindo questões delicadas como persuadir o Hamas a se desarmar e garantir que o grupo militante não participe da governança do território. Além disso, os líderes podem discutir o envio de forças de paz para Gaza e como reconstruir o território após dois anos de guerra devastadora.
- Os principais pontos da cúpula incluem:
- Persuadir o Hamas a se desarmar
- Garantir que o grupo militante não participe da governança do território
- Enviar forças de paz para Gaza
- Reconstruir o território após dois anos de guerra devastadora
Trump está em uma viagem rápida desde Washington e partirá para a capital dos EUA após algumas horas no Egito. A cúpula é vista como uma oportunidade para a paz duradoura na região, mas há muito ceticismo sobre a duração da trégua.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link