Toyota Retoma Produção de Veículos no Brasil
A Toyota reativou a produção de veículos no Brasil nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior paulista, após uma paralisação de 40 dias. A paralisação ocorreu devido a uma tempestade que atingiu a planta de Porto Feliz (SP), onde os motores da montadora eram produzidos.
A retomada da produção teve início na segunda-feira (3) e será gradual, com a utilização de motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross.
Impacto da Tempestade
A tempestade que ocorreu em 22 de setembro deixou um saldo de destruição e prejuízos no estado de São Paulo. A Defesa Civil divulgou um balanço com 33 ocorrências, incluindo 24 pessoas feridas, oito desabrigadas e 33 desalojadas em diferentes regiões.
Além do destelhamento da fábrica da montadora em Porto Feliz, que deixou dez pessoas feridas e oito desabrigadas, houve alagamentos, queda de árvores e desabamentos em outras regiões.
Previsão de Retomada da Produção Completa
Em outubro, a Toyota informou que somente em janeiro de 2026 será retomada a produção de veículos com motores convencionais, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, abrangendo os veículos da linha de produção atual – Corolla e Corolla Cross.
A retomada da produção é um passo importante para a recuperação da indústria automotiva no Brasil, que foi afetada pela paralisação.
- Venda de veículos automotores sobe 2,9% em setembro.
- Toyota anuncia retomada de produção no Brasil a partir de novembro.
- Chuvas em São Paulo deixam feridos e suspendem operação de montadora.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link