Tornado Causa Danos em Dez Municípios Gaúchos
O tornado extratropical que atingiu a região Sul do Brasil na última sexta-feira (7) causou estragos significativos em pelo menos dez municípios gaúchos. As chuvas intensas, que chegaram a 177 milímetros (mm) em algumas áreas, e os ventos fortes, que alcançaram velocidades de até 95 quilômetros por hora (km/h), foram os principais fatores que contribuíram para os danos.
De acordo com a Defesa Civil do estado, as regiões mais atingidas foram o Norte do RS e a Grande Porto Alegre. Os municípios de Anta Gorda, Bom Retiro do Sul, Cidreira, Erechim e Relvado foram alguns dos mais afetados. Em Frederico Westphalen, houve o destelhamento de um pavilhão industrial e um depósito de madeireira.
A tempestade também deixou pelo menos 200 mil residências sem energia elétrica, de acordo com a Equatorial Energia, empresa responsável por um terço da energia no estado. A companhia informou que está trabalhando para restabelecer os serviços, dando prioridade a hospitais e unidades de abastecimento de água.
- Obstrução de vias
- Queda de árvores
- Destelhamento de residências e prédios comerciais
- Rompimento de cabos de energia elétrica
O governador do estado, Eduardo Leite, informou que as equipes estão em campo tentando desobstruir as vias e auxiliando prefeituras e companhias de energia e saneamento para o restabelecimento dos serviços interrompidos. Os planos de contingência foram acionados para minimizar os danos e garantir a segurança da população.
Em Porto Alegre, o vendaval chegou a 77 km/h e as chuvas ficaram em 28 mm. As maiores chuvas foram registradas em Ilópolis, Anta Gorda, Dois Lajeadores e Arvorezinha. Já os ventos mais fortes foram registrados nos municípios de Planalto, Canguçu, Passo Fundo e Tramandaí.
A situação no Paraná foi ainda mais grave, com seis mortes e cerca de 750 pessoas feridas em Rio Bonito do Iguaçu. O estado decretou calamidade pública devido à extensão dos danos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link