bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:15
Temperatura: 6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Os Riscos de Usar o Celular no Banheiro

Para muitas pessoas, o tempo gasto no banheiro é também um momento para usar o celular, seja para mandar mensagens, ler notícias ou navegar nas redes sociais. No entanto, os médicos alertam que esse hábito pode não ser tão inofensivo quanto parece. Um estudo recente publicado em setembro entrevistou 125 pacientes de colonoscopia sobre seus hábitos no banheiro e descobriu que dois terços deles usaram o smartphone no vaso sanitário pelo menos uma vez, com a maioria fazendo isso pelo menos uma vez por semana.

Os resultados mostraram que os usuários de smartphone no banheiro tinham um risco 46% maior de desenvolver hemorróidas, que são tecidos e vasos sanguíneos inflamados e inchados no reto inferior e no ânus. A Dra. Trisha Pasricha, gastroenterologista do Beth Israel Deaconess Medical Center, explica que o hábito de ficar tempo demais no banheiro, exercendo pressão prolongada nos tecidos retais, pode ser um fator contribuinte para o desenvolvimento de hemorróidas.

Riscos Potenciais para a Saúde

  • Ficar regularmente mais de cinco minutos no vaso pode prejudicar as veias e músculos pélvicos.
  • O tecido conjuntivo que sustenta os vasos sanguíneos retais pode enfraquecer com o tempo, fazendo com que eles se projetem e fiquem congestionados.
  • Ficar curvado no vaso, olhando para o celular, pode aumentar a chance de prisão de ventre.

Além disso, levar o celular para o banheiro também pode ser anti-higiênico, pois resíduos fecais e bactérias podem ficar nas mãos e ser transferidos para o celular. Embora não haja estudos que liguem diretamente o uso de celulares a surtos infecciosos, a contaminação pode ser um risco para a saúde.

Como se Manter Seguro

Para minimizar os riscos, é recomendado sentar-se ereto em vez de curvar-se sobre o celular e evitar ficar sentado no vaso aberto por mais de cinco minutos de cada vez. Usar um banquinho para os pés pode ajudar a alinhar o corpo e facilitar a evacuação. Além disso, é importante levantar-se do vaso após fazer as necessidades e lavar as mãos para evitar a transferência de bactérias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link