Simone Tebet: Uma Nova Candidatura em São Paulo?
A ministra Simone Tebet, do Planejamento, está sendo cortejada por aliados do presidente Lula para compor uma candidatura em São Paulo. Com um convite em mãos do PSB, Tebet tem uma conversa marcada com Lula para definir seu futuro político.
Essa decisão pode representar a saída de Tebet do MDB, partido ao qual está filiada há 27 anos. A legenda comanda a capital de São Paulo com o prefeito Ricardo Nunes e apoia a gestão do governador Tarcísio de Freitas, que estarão ao lado da candidatura presidencial de oposição.
- Aliados de Lula enxergam Tebet como um nome competitivo para disputar uma vaga majoritária nas eleições de São Paulo.
- Ela pode ser candidata ao Senado, vice ao governo ou até mesmo cabeça de chapa.
- O PSB já fez um convite para Tebet se juntar à legenda, caso decida deixar o MDB.
A ministra já tem uma boa relação com o PSB e fez gestos em direção à legenda. Ela recebeu a deputada federal Tabata Amaral, do PSB, para uma conversa a sós no gabinete.
A definição da posição de Tebet em São Paulo dependerá da palavra final de Lula, dentro de uma decisão guiada por pesquisas. Aliados ponderam que o presidente não baterá martelo sem analisar a viabilidade eleitoral da ministra e de outros nomes cotados para a disputa no estado.
Caso Tebet decida mudar de partido, o presidente do PSB, João Campos, também terá papel fundamental na equação. A relação histórica entre Tebet e o MDB também é um ponto a ser considerado, especialmente sua boa relação pessoal com Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link