bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:28
Temperatura: -0.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Taxas de Cartões: Um Custo Elevado para o Assaí

O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, destacou recentemente que as taxas cobradas pelos meios de pagamento, incluindo vale-alimentação e refeição, além de cartões de crédito e débito, superam os gastos com energia elétrica das lojas e se tornaram a terceira maior despesa do grupo.

Essas taxas são um peso significativo para o Assaí, especialmente considerando que as taxas do vale-alimentação e refeição são mais elevadas do que as de outros instrumentos de pagamento. De acordo com Belmiro, “as taxas cobradas no vale são maiores do que as do cartão de crédito, mesmo sem envolver o risco de inadimplência”.

Impacto nos Negócios

O impacto dessas taxas é particularmente sensível em negócios de margem apertada, como o atacarejo. Belmiro afirmou que “no limite, se toda a venda fosse feita em vale, esse custo poderia superar até a folha de pagamento”. Isso destaca a importância de revisar o modelo do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e reduzir o custo das transações.

Alguns pontos importantes a considerar:

  • As taxas de cartões são a terceira maior despesa do Assaí, atrás apenas da folha de pagamento e do aluguel.
  • As taxas do vale-alimentação e refeição são mais elevadas do que as de outros instrumentos de pagamento.
  • O impacto dessas taxas é particularmente sensível em negócios de margem apertada, como o atacarejo.

O Assaí tem apoiado iniciativas para revisar o modelo do PAT e reduzir o custo das transações, com o objetivo de garantir que o benefício chegue ao trabalhador sem distorções ao longo da cadeia.

Com a discussão em andamento, é fundamental que se encontre uma solução que beneficie tanto as empresas quanto os trabalhadores, reduzindo os custos e melhorando a eficiência do sistema.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link