Super Tufão Ragasa Atinge Hong Kong com Ventos Intensos e Chuva Forte
O super tufão Ragasa, considerado o ciclone tropical mais poderoso do mundo neste ano, atingiu Hong Kong com ventos de força de furacão e chuvas torrenciais. A cidade fechou, e mais de 700 voos foram cancelados devido à tempestade.
As estradas ficaram desertas, e as autoridades instruíram as pessoas a ficarem em casa, enquanto ondas gigantescas atingiram partes da costa leste e sul do centro financeiro asiático. Com ventos de até 200 km/h, o Ragasa está previsto para se aproximar da cidade nas próximas horas, contornando cerca de 100km ao sul do território densamente povoado.
A expectativa é que o tufão mantenha a intensidade de super tufão à medida que se aproxima da costa da província chinesa de Guangdong, onde vivem mais de 125 milhões de pessoas. O Ragasa já passou pelo norte das Filipinas e por Taiwan, causando pânico nas compras e filas de horas para comprar produtos.
Os moradores de Hong Kong colaram fita adesiva nas janelas para minimizar o perigo de estilhaços de vidro, e a cidade emitiu o sinal 10 de tufão, seu aviso mais alto, no início da quarta-feira. Isso exige o fechamento de empresas e serviços de transporte.
- Autoridades emitiram o sinal âmbar de tempestade, prevendo a continuação de chuvas fortes, com algumas ruas já parcialmente inundadas.
- Alertaram para o aumento do nível do mar, que poderia ser semelhante ao observado durante o tufão Hato em 2017 e o tufão Mangkhut em 2018, que causaram bilhões de dólares em danos.
- O governo abriu 49 abrigos temporários em vários distritos, e 727 pessoas buscaram refúgio nos abrigos.
A Bolsa de Valores de Hong Kong permanecerá aberta, de acordo com sua política de continuar negociando independentemente do clima. Já as autoridades de Guangdong deslocaram mais de 770.000 pessoas, e no centro de jogos de azar de Macau, próximo a Hong Kong, as autoridades também emitiram o sinal de alerta 10.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link