Doação Suíça para o Fundo Amazônia
O governo suíço anunciou uma doação de 5 milhões de francos suíços, equivalente a aproximadamente R$ 33 milhões, para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, durante o evento “Presença Suíça na COP30”, em Belém.
O Fundo Amazônia é uma iniciativa criada em 2008 para apoiar projetos e ações contra o desmatamento, em defesa do desenvolvimento sustentável e da melhoria das condições de vida da população na Amazônia Legal brasileira. O fundo é gerido pelo BNDES e conta com aportes de doações não reembolsáveis de governos estrangeiros e empresas nacionais.
Objetivos do Fundo Amazônia
Os objetivos do Fundo Amazônia incluem:
- Apoiar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais;
- Fortalecer o manejo florestal, a bioeconomia, a inclusão produtiva, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas;
- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento sustentável.
O anúncio da doação suíça ocorre na véspera da abertura da COP30, em Belém, com a presença de 194 países, além da União Europeia. As negociações da conferência girarão em torno das definições das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são metas de mitigação para redução de emissões de gases de efeito estufa.
O Brasil se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% suas emissões até 2035, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia. A expectativa é que a agenda de mitigação da crise climática avance com ações mais concretas de financiamento dos países em desenvolvimento.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link