Silver Money: a nova onda de oportunidades de negócios para 50+ no Brasil
O Brasil está passando por uma transformação demográfica significativa, com 27% da população acima de 50 anos. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2044, esse segmento responderá por 40% da população total. Esse envelhecimento da população traz consigo uma grande oportunidade econômica, conhecida como “Silver Money”, que ainda é invisível para uma parte do mercado.
A falta de atenção ao tema é imensa, uma vez que o consumo da população 50+ correspondeu a R$ 1,8 trilhão em 2024, ou 24% do consumo privado no Brasil. Em duas décadas, prevê-se que esse valor dobre, chegando a R$ 3,8 trilhão, e até 2044 represente 35% do consumo domiciliar privado.
Algumas empresas no mundo, especialmente as europeias, já perceberam a transformação e instruem subsidiárias latino-americanas a adaptarem portfólios para essa faixa etária. No Brasil, exemplos concretos de empresas que já estão aproveitando a “onda cinza” incluem a Prevent Senior e a MedSenior, que nasceram com foco na população madura, bem como seguradoras como a Mapfre e os bancos Mercantil e BMG, que lançaram produtos específicos para idosos.
Existem várias áreas de oportunidade para negócios que atendam às necessidades da população 50+, incluindo:
- Saúde e bem-estar
- Finanças e patrimônio
- Tecnologia e digital
- Imóvel e construção
Além disso, as empresas precisam repensar suas estruturas e contratações para aproveitar os talentos mais maduros e promover treinamentos e reciclagem para quem quer seguir ativo. A intergeracionalidade no mercado de trabalho também é um desafio, com as empresas precisando aprender a lidar com diferentes gerações para se tornarem mais competitivas.
A população 50+ também aparece com uma participação expressiva no empreendedorismo, criando negócios que conversam com suas próprias demandas e com as de seus pares. É preciso que o mercado abandone a visão míope sobre os 50+ e desenvolva produtos e serviços que considerem as necessidades dessa população, que só aumenta em todo o mundo.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link