Setor de Serviços Crescente
O setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 0,6% na passagem de agosto para setembro, marcando o oitavo mês consecutivo de alta. Essa expansão acumulada soma 3,3% nos últimos oito meses, e em comparação com setembro do ano anterior, houve um aumento de 4,1%. No acumulado de 12 meses, a variação positiva é de 3,1%.
Esses resultados colocam o setor de serviços no maior patamar já registrado, superando em 19,5% o período pré-pandemia de covid-19. Desde abril, os serviços vêm alcançando recordes de atividade. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Destaque para Transportes
Três das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram crescimento na passagem de agosto para setembro: transportes, armazenagem e correio (1,2%), serviços de informação e comunicação (1,2%) e outros serviços (1,6%). O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, apontou o grupamento dos transportes como força motora do setor nos últimos oito meses, impulsionado especialmente pelo transporte de cargas e o aéreo de passageiros.
No caso do transporte aéreo de passageiros, o IBGE observa maior número de deslocamentos das pessoas, tanto por avanços na renda como pelo fato de queda na média dos preços das passagens. A logística de transportes cresce em função da maior comercialização de mercadorias adquiridas em plataformas de comércio eletrônico.
Turismo
A Pesquisa Mensal de Serviços traz, ainda, o índice de atividades turísticas (Iatur), que subiu 0,1% em setembro, na comparação com o mês anterior. Já no acumulado do ano, há expansão de 5,7%. Em 12 meses, o índice avança 6,6%. Esses resultados deixam as atividades de turismo 11,5% acima do patamar pré-pandemia de covid-19.
Belém, cidade que receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), apresentou a maior alta: 4,9% na passagem de agosto para setembro. O índice de atividades turísticas reúne 22 das 166 atividades de serviços investigadas na pesquisa e que são ligadas à atividade turística.
- Crescimento do setor de serviços: 0,6% na passagem de agosto para setembro
- Expansão acumulada nos últimos oito meses: 3,3%
- Aumento em comparação com setembro do ano anterior: 4,1%
- Variação positiva no acumulado de 12 meses: 3,1%
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link