Caso de Acesso Irregular a Dados de Autoridades
A servidora Ruth Machado dos Santos, que trabalha na agência da Receita Federal no Guarujá, São Paulo, afirmou em depoimento à Polícia Federal que estava atendendo outra pessoa presencialmente no momento em que teria acessado dados cadastrais de Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes.
De acordo com a Receita, a servidora acessou dados como CPF, nome da mãe e data de nascimento, além de dados eleitorais de Viviane no dia 21 de agosto do ano passado. No entanto, Ruth nega ter feito o acesso irregular e apresentou provas de que estava atendendo outra pessoa no momento, incluindo dados cadastrais do contribuinte.
A servidora também afirmou que jamais passou sua senha dos sistemas a ninguém, o que poderia justificar o acesso simultâneo. O depoimento durou cerca de 40 minutos, e Ruth está atualmente afastada de suas funções e usando tornozeleira eletrônica, além de ter seu aparelho celular apreendido.
Investigação e Consequências
A investigação interna da Receita Federal apontou indícios de que dados fiscais de ministros do STF e de seus familiares foram acessados irregularmente. A Polícia Federal realizou uma operação de buscas e apreensões em resposta a essas descobertas.
A defesa de Ruth afirmou que ela não possui vínculo partidário, não tem histórico de militância e que “não incorreu para a infração penal”. A defesa também destacou que Ruth é uma profissional com quase 32 anos de serviço público, com uma trajetória marcada pela correção, discrição e respeito às normas que regem a Administração Pública.
Uma auditoria realizada pela Receita Federal está em andamento para apurar o vazamento de dados de ministros da Corte e de seus parentes em sistemas do Fisco e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O relatório final da auditoria deve ser entregue ao STF até o fim do mês.
- A servidora Ruth Machado dos Santos nega ter acessado irregularmente dados de Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes.
- A Receita Federal apontou indícios de que dados fiscais de ministros do STF e de seus familiares foram acessados irregularmente.
- A investigação interna da Receita Federal está em andamento, com uma auditoria para apurar o vazamento de dados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link