bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:24
Temperatura: -9.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Seguros de Pessoas: Um Mercado em Crescimento

O setor de seguros de pessoas no Brasil apresentou um desempenho notável entre janeiro e setembro de 2025, arrecadando R$ 58,6 bilhões em prêmios. Esse valor representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando que mais pessoas estão investindo em proteção financeira para si e suas famílias.

De acordo com o relatório da Fenaprevi, com base nas informações da Susep, os seguros de pessoas são produtos financeiros que oferecem proteção contra riscos que afetam diretamente a vida das pessoas, como morte, doenças graves, acidentes e até financiamento educativo. Esses seguros ajudam a garantir estabilidade financeira em momentos difíceis, pagando os sinistros (indenizações) quando algum evento previsto na apólice ocorre.

Tipos de Seguros e Crescimento

Dentro do total arrecadado até setembro deste ano, quase metade (48%) veio de seguros de vida, que podem ser contratados individualmente ou em grupo. Outros 28% foram do seguro prestamista, que é um tipo de seguro vinculado a empréstimos, garantindo que a dívida será paga em caso de morte ou invalidez do segurado. Já os seguros de acidentes pessoais representaram 12% do total.

  • Seguro de vida: 48% do total arrecadado
  • Seguro prestamista: 28% do total arrecadado
  • Seguros de acidentes pessoais: 12% do total arrecadado

Alguns tipos de seguros tiveram um crescimento expressivo, como o seguro para doenças graves, que aumentou quase 20% em prêmios pagos, e o vida individual, que cresceu mais de 14%.

Indenizações

Além do valor arrecadado, os contratos de seguros também desembolsaram valores importantes. Entre janeiro e setembro de 2025, o setor pagou quase R$ 13 bilhões em indenizações, o que significa dinheiro entregue às famílias seguradas para ajudar em situações como morte, doença grave, acidente ou mesmo na continuidade dos estudos.

Desse total pago, 53% se referem a indenizações de seguros de vida, 22% ao seguro prestamista e 11% ao seguro de acidentes pessoais. Outros 15% cobrem diferentes modalidades.

Este conteúdo pode conter links de compra.