bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:10
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Segundo avião militar dos EUA cai no Golfo após Irã derrubar F-15, diz NYT

Incidentes Aéreos no Golfo Pérsico

Um segundo avião da Força Aérea dos Estados Unidos caiu na região do Golfo Pérsico, informou o New York Times. Isso ocorreu enquanto os EUA realizavam operações de busca e resgate após o Irã derrubar um caça F-15E.

O avião A-10 Warthog caiu próximo ao Estreito de Ormuz, aproximadamente no mesmo momento em que o Irã abatia o caça F-15E. O único piloto do A-10 foi resgatado em segurança. Já o F-15E tinha dois tripulantes, e apenas um deles foi resgatado até o momento.

Conflito em Escalada

Esses incidentes marcam uma escalada significativa na guerra de cinco semanas entre os EUA e o Irã, que já desencadeou uma crise energética global. O Comando Central dos EUA não respondeu a pedidos de comentário sobre os incidentes.

O presidente Donald Trump recusou-se a comentar as operações de busca e resgate em curso, afirmando que os eventos não afetariam as negociações com o Irã. Ele disse: “Não, de forma alguma. Não, isso é guerra”.

Resposta do Irã

Dois helicópteros militares que participavam das buscas relacionadas ao F-15 foram atingidos por disparos iranianos. A agência semioficial iraniana Tasnim divulgou uma reportagem afirmando que o Irã havia derrubado um “caça americano altamente avançado”.

O Irã manteve a postura desafiadora, com o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, dizendo que ataques a estruturas civis “não vão obrigar os iranianos a se render”. Há poucos sinais de que o país vá ceder às exigências dos EUA.

  • Um avião A-10 Warthog caiu na região do Golfo Pérsico.
  • O caça F-15E foi derrubado pelo Irã.
  • Dois helicópteros militares foram atingidos por disparos iranianos.

Esses incidentes aumentam a tensão na região e podem ter implicações significativas para a política internacional.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link