Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
O ar-condicionado pode representar até 40% do consumo residencial nos meses mais quentes, dependendo do modelo, da potência e do tempo de uso. No entanto, com algumas escolhas simples, é possível economizar energia e reduzir o consumo.
Um especialista em pesquisa e desenvolvimento da Gree, maior fabricante de aparelhos de ar-condicionado do mundo, compartilhou algumas dicas para economizar energia com o uso do ar-condicionado.
Dicas para economizar energia
- Escolha da tecnologia: Aparelhos com tecnologia avançada, como o inverter, podem reduzir o consumo de energia em até 40% em dias mais quentes.
- Selo do Inmetro: Verifique se o aparelho tem o selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta a classificação A, com menor consumo e impacto no bolso do consumidor.
- Cuidados com o aparelho: Manter portas e janelas fechadas durante o uso, proteger o local contra o sol e o calor, e realizar manutenção regular, como limpar os filtros e revisar o aparelho periodicamente.
- Escolha da temperatura: Uma temperatura entre 23 e 25 graus no controle remoto é adequada para o ser humano e pode ajudar na economia. Além disso, utilizar a função “Sono” do ar-condicionado pode estabelecer uma temperatura mais equilibrada durante a noite.
Além disso, é importante lembrar que a manutenção regular do aparelho é fundamental para evitar perda de eficiência e reduzir o consumo de energia. Com essas dicas, é possível economizar energia e reduzir o consumo de ar-condicionado, tornando-o um aliado do consumidor na conta de luz.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link