Reação de Delcy Rodríguez Minimizada por Marco Rubio
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, minimizou a reação da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em relação ao ataque americano que prendeu Nicolás Maduro e sua esposa. Rubio afirmou que a “retórica é uma coisa” e que o que realmente importa são as ações concretas.
Em uma entrevista à ABC News, Rubio desconsiderou os comentários de Rodríguez, afirmando que “não vamos julgar o futuro com base apenas no que é dito em coletivas de imprensa”. Ele enfatizou que o que realmente importa é o que a presidente interina faz, e não o que ela diz publicamente.
Exigências dos EUA
Rubio listou algumas exigências que os EUA têm para a presidente interina, incluindo:
- Parar o tráfico de drogas;
- Fazer mudanças significativas no país;
- Expulsar o Irã da Venezuela.
Caso essas exigências não sejam atendidas, Rubio afirmou que os EUA “retém as opções que tinham antes do ataque”, incluindo uma quarentena marítima na Venezuela e sanções.
Reações de Outros Líderes
O presidente americano Donald Trump também fez declarações fortes em relação à situação, ameaçando Rodríguez se ela não seguisse suas ordens. “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto”, disse ele.
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, rejeitou qualquer ideia de que os EUA governariam o país e exigiu a libertação imediata de Maduro.
O número de mortos na ação chegou a 80, de acordo com um alto funcionário venezuelano. Nenhum militar americano foi morto, de acordo com um funcionário dos EUA.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link