bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:30
Temperatura: -1.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

1ª Cúpula Popular do Brics: Debates sobre Sul Global no Rio de Janeiro

A 1ª Cúpula Popular do Brics começou nesta segunda-feira (1º) no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo integrar movimentos sociais ao bloco, composto por 11 países do mercado emergente, e articular a participação da sociedade civil na elaboração de propostas voltadas à cooperação do Sul Global.

Durante o encontro, serão debatidos temas como a cooperação econômica e o multilateralismo, a construção da multipolaridade, a reconfiguração da geopolítica mundial, os desafios da governança global, o próprio papel do Brics e a redução da dependência dos países emergentes ao dólar americano nas transações internacionais e formação de reservas financeiras.

Conselho Civil Popular do Brics

O Conselho Civil Popular do Brics foi criado em 2024 na Cúpula do Brics de Kazan, na Rússia, para promover o diálogo entre atores da sociedade civil e governos dos países do grupo. O conselho é um marco na consolidação da participação da sociedade organizada nas discussões do bloco e visa dar voz aos movimentos populares, estudantes, professores e ONGs nas pautas estratégicas do agrupamento.

Em vídeo enviado para a abertura do evento, a ex-presidenta do Brasil e presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff, disse que a primeira cúpula consagra a participação da sociedade civil organizada na construção da cooperação do Sul Global.

João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e do Conselho Civil dos Brics no Brasil, disse que a cúpula vai formalizar o conselho civil de como deve funcionar de forma permanente para entregar um modus operandi para o novo mandato na Índia no ano que vem.

Responsabilidade do Brics na Agricultura Sustentável

Os países membros do bloco são líderes na produção de grãos, carnes, fertilizantes e fibras, respondendo por cerca de 70% da produção agrícola global. Além disso, concentram mais da metade da agricultura familiar do planeta, o que gera aproximadamente 80% do valor da produção global de alimentos.

Algumas das principais questões que serão discutidas incluem:

  • A cooperação econômica e o multilateralismo
  • A construção da multipolaridade e a reconfiguração da geopolítica mundial
  • Os desafios da governança global e o papel do Brics
  • A redução da dependência dos países emergentes ao dólar americano
  • Agricultura sustentável e equitativa

Este é o último grande evento realizado pelo BRICS com o Brasil na presidência do bloco, antes da Índia assumir a posição no ano que vem.

Este conteúdo pode conter links de compra.