bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:29
Temperatura: -8.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Reunião em Genebra desidrata plano de paz apoiado pela Rússia para guerra na Ucrânia

Reunião em Genebra Desidrata Plano de Paz para Guerra na Ucrânia

As negociações em Genebra, na Suíça, visando encerrar a guerra na Ucrânia, resultaram em avanços significativos, de acordo com os negociadores presentes. O plano de 28 pontos, apoiado pela Rússia e pelos Estados Unidos, foi objeto de discussões de alto nível desde domingo, com o objetivo de abordar as preocupações da Ucrânia e de seus aliados europeus.

As discussões foram uma tentativa de refinar a proposta inicial, considerada excessivamente favorável a Moscou por muitos ucranianos. A Ucrânia e seus aliados europeus expressaram preocupações sobre a versão preliminar do plano, levando a uma reunião de emergência com enviados americanos para discutir as mudanças necessárias.

Avanços e Desafios

De acordo com os negociadores, houve progressos significativos nas discussões, com a criação de uma versão “atualizada e refinada” do acordo. No entanto, a Rússia ainda não endossou as mudanças, e a questão do território permanece um ponto não resolvido, que só pode ser decidido em nível de chefe de Estado.

A Casa Branca e a presidência da Ucrânia divulgaram uma declaração conjunta, afirmando que “progressos significativos” haviam sido feitos em direção ao “alinhamento de posições”. As conversas resultaram em uma versão “atualizada e refinada” do acordo, e que “trabalho intenso” continuaria nos próximos dias.

Reações e Próximos Passos

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou que o país se encontra em um “momento crítico” e que em breve definirá seus próximos passos. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, expressou otimismo sobre a possibilidade de um acordo ser alcançado em breve, mas reconheceu que a Rússia “terá que concordar com isso”.

A Rússia, por sua vez, afirmou que está aberta a contatos e negociações, mas não tem detalhes concretos sobre conversas que a envolvam. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que a Rússia não planeja realizar conversas com autoridades americanas esta semana.

  • As negociações em Genebra resultaram em avanços significativos no plano de paz.
  • A Rússia ainda não endossou as mudanças no plano.
  • A questão do território permanece um ponto não resolvido.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link