Renda Fixa com Rentabilidade Turbinada: Conheça os FIC FIDCs
Os FIC FIDCs, uma classe relativamente nova de investimento, podem ser uma alternativa para a diversificação de carteiras de renda fixa. Esses fundos investem em Fundos de Direitos Creditórios (FIDCs), que compram dívidas de empresas que têm crédito a receber. De janeiro a setembro, os FIDCs acumularam captação líquida de R$ 63 milhões, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Para as empresas, esse mecanismo serve para captar recursos sem o custo do juro alto com a Selic em 15%. Para os investidores, significa maior potencial de retorno dentro da renda fixa. Segundo Angelo Belitardo, diretor de gestão da Hike Capital, os FIC FIDCs oferecem rentabilidade acima da média de outras opções de renda fixa, com uma rentabilidade de CDI + 2% ou até CDI + 3%.
Os FIC FIDCs perdem apenas para as debêntures incentivadas em termos de rentabilidade. Eles se destacam como uma opção complementar na composição de carteira, equilibrando risco e retorno e permitindo ao investidor diversificar sua exposição dentro do universo de renda fixa.
Como Investir em FIC FIDCs
Antigamente, os FIDCs eram destinados apenas a investidores institucionais. No entanto, com o surgimento dos FIC FIDCs, os investidores de varejo podem ter exposição a esse mercado por meio desse veículo. Para investir, é necessário procurar uma gestora ou distribuidora de valores mobiliários com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
É importante fazer uma análise criteriosa antes de investir, pois os FIDCs antecipam milhares de recebíveis simultaneamente. Além disso, é preciso ficar atento aos custos típicos, como taxa de administração, de gestão e a incidência de IOF.
Motivos para Investir em FIC FIDCs
Existem vários motivos para investir em FIC FIDCs, incluindo:
- Isenção de come-cotas, o que acelera o acúmulo do patrimônio;
- Presença massiva de investidores institucionais;
- Prazos curtos de resgate e sem taxas ocultas;
- Aumento contínuo do spread de retorno em relação ao CDI;
- Retorno dos FIC FIDCs conservadores supera o retorno dos benchmarks de maior performance;
- Elevada pulverização dos recebíveis, reduzindo o impacto da inadimplência no fundo;
- Ferramentas para controle da inadimplência utilizada por FIDCs conservadores;
- As taxas de administração, performance, gestão dentre outras, são todas pagas pelos executivos que detêm a subordinação do fundo.
Além disso, é importante ficar atento ao risco de fraude e buscar informações antes de investir, como a lâmina e o regulamento do fundo, os relatórios periódicos da gestora e o registro na CVM.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link