Remuneração por Taxa Fixa ou por Comissão: O Modelo Híbrido da XP Investimentos
A XP Investimentos, uma das principais plataformas de investimentos do Brasil, tem uma história que pode ser dividida em três ondas. A primeira onda foi marcada pelo surgimento da plataforma, focada na oferta de produtos e educação financeira. A segunda onda foi caracterizada pela criação e consolidação do canal de distribuição, com mais de 600 escritórios espalhados pelo país. Agora, a companhia está na terceira onda, que tem como foco a “excelência em servir” ao cliente.
Para atingir esse objetivo, a XP Investimentos adotou um modelo de remuneração híbrido, que combina a taxa fixa (“fee based”) com o modelo tradicional baseado em comissões sobre produtos vendidos. De acordo com Gustavo Pires, sócio-diretor executivo da XP, a empresa se considera “agnóstica a modelo” e oferece ambas as opções desde 2021.
No modelo “fee based”, a remuneração do assessor ou consultor é estabelecida por meio de um percentual anual sobre o patrimônio do cliente. Já no modelo baseado em comissionamento por produto ou transação, a remuneração varia conforme o produto ou a operação oferecida ao cliente. A XP Investimentos acredita que o melhor modelo é “ter todos”, ou seja, oferecer flexibilidade ao cliente e ao assessor para escolher o modelo de remuneração que melhor se adapte às suas necessidades.
- O modelo “fee based” é mais transparente e pode ser mais benéfico para os clientes que têm um portfólio grande e diversificado.
- O modelo baseado em comissões pode ser mais atraente para os assessores que têm uma carteira de clientes pequena ou que estão começando a construir sua base de clientes.
- A convivência entre os modelos permite que os clientes tenham atendimento de assessor e consultor, com flexibilidade na escolha do modelo de remuneração conforme o portfólio.
A XP Investimentos acredita que essa abordagem híbrida é a chave para o sucesso no mercado de investimentos. Atualmente, 21% da custódia da XP é realizada no modelo de “fee fixo”, e a empresa espera que esse número aumente para 50% nos próximos 10 anos. A mudança para o modelo de taxa fixa é uma tendência que já está consolidada nos Estados Unidos e está começando a se espalhar pelo Brasil.
Em resumo, a XP Investimentos está apostando em um modelo híbrido de remuneração que combina a taxa fixa com o modelo tradicional baseado em comissões. Essa abordagem permite que os clientes tenham flexibilidade e transparência em suas opções de investimento, e a empresa acredita que é a chave para o sucesso no mercado de investimentos.
Este conteúdo pode conter links de compra.