Reforma Eleitoral: Um Novo Sistema para Fortalecer os Partidos
A proposta de reforma eleitoral apresentada pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE) visa criar um sistema distrital misto, que divide os estados em distritos e elege metade dos deputados por voto majoritário e a outra metade por listas partidárias. Esse modelo substituiria o atual sistema proporcional, no qual candidatos com poucos votos podem ser eleitos graças ao desempenho dos “puxadores de legenda”.
Segundo o deputado, o novo sistema premiará quem tem base política, em vez de quem viraliza nas redes sociais. “Quem vai ter vantagem é quem tem base política. Vai valer muito mais do que dinheiro, do que YouTube, do que TikTok. O que vai contar é o corpo a corpo, a prestação de contas, o trabalho feito e o conhecimento da comunidade”, afirmou.
Vantagens do Novo Sistema
O novo sistema tem várias vantagens, incluindo:
- Redução do peso do dinheiro e das redes sociais nas disputas eleitorais;
- Fortalecimento dos partidos políticos;
- Dificuldade para a infiltração de facções criminosas na política;
- Barateamento das campanhas eleitorais;
- Aumento da visibilidade das disputas locais.
Além disso, o novo sistema pode ajudar a reduzir a corrupção e a aumentar a transparência nas eleições. Com a redução do número de candidatos por distrito, o Ministério Público, a imprensa e os adversários terão mais condições de fiscalizar as eleições.
O projeto já tem apoio do PT e do PL, as duas maiores bancadas da Câmara, e aguarda a definição da data para votação. Com o sistema partidário mais enxuto após as cláusulas de barreira e federações partidárias, o deputado acredita que agora há ambiente político para aprovar a mudança.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link