Receita Federal Libera Consulta ao Lote da Malha Fina do Imposto de Renda
A Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, permitindo que cerca de 249 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco verifiquem se receberão restituição. O lote contempla restituições residuais de anos anteriores e beneficiará 248.894 contribuintes com um total de R$ 602,96 milhões.
As restituições estão distribuídas de acordo com prioridades, incluindo:
- 158.775 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix;
- 36.714 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 30.867 contribuintes sem prioridade;
- 10.871 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.040 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
- 6.627 contribuintes acima de 80 anos.
Os contribuintes podem consultar a lista de restituições na página da Receita Federal na internet ou no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será feito em 31 de outubro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
É importante lembrar que, se o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Com essa medida, a Receita Federal busca garantir que os contribuintes recebam suas restituições de forma eficiente e transparente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link