Quem tem direito ao PIS/Pasep e como saber o número PIS?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios anuais que visam distribuir melhor a renda entre os trabalhadores que recebem menores salários. O PIS é destinado ao trabalhador da iniciativa privada, enquanto o PASEP é destinado aos trabalhadores do serviço público.
Para ter direito ao abono salarial, é preciso que o trabalhador cumpra alguns requisitos, como ter cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias no ano-base considerado e ter recebido até R$ 2.765,92 por mês.
Além disso, os dados do trabalhador devem ter sido informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial. É importante lembrar que os pagamentos do PIS/PASEP são feitos anualmente, e o calendário de pagamentos é atualizado pelo governo federal todos os anos.
Para saber o número do PIS, existem várias opções, incluindo o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo FGTS, o aplicativo Caixa Trabalhador, o aplicativo Meu INSS, o telefone da Caixa, o telefone da Previdência Social, o site do CNIS e outros documentos, como extratos do FGTS e holerites.
Aqui estão as 9 formas de consultar o número do PIS:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Aplicativo FGTS
- Aplicativo Caixa Trabalhador
- Aplicativo Meu INSS
- Telefone da Caixa
- Telefone da Previdência Social
- Site do CNIS
- Telefone da Previdência Social
- Outros documentos
É importante lembrar que o número do PIS é necessário para receber o abono salarial, por isso é fundamental consultar essas opções e ter acesso a esse número.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link