Veja também câmera inalâmbrica.
Quem financia o Prêmio Nobel? Veja como funciona
O Prêmio Nobel é um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais, concedido anualmente a indivíduos e organizações que contribuem significativamente para a humanidade em diversas áreas, incluindo química, literatura, paz, física, medicina e economia. Os vencedores recebem 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,23 milhões, por seus projetos, pesquisas ou ações humanitárias.
No entanto, os valores não são financiados por bancos ou instituições privadas, mas fazem parte de um planejamento de investimentos que dura 125 anos. O dinheiro que financia a premiação faz parte da herança deixada por Alfred Nobel, um químico e engenheiro sueco que ficou rico pela invenção da dinamite e era responsável por manter 355 patentes bélicas.
A herança de Nobel, de 31 milhões de coroas suecas, é administrada pela The Nobel Foundation, criada em 1900. Em seu testamento, Nobel definiu cinco categorias principais de reconhecimento: química, literatura, paz, física e medicina. Já o Nobel de economia foi criado em 1968, por meio de uma doação do Riksbanken, o banco central da Suécia, à Fundação Nobel.
A primeira premiação ocorreu em 1901 e, desde então, o Prêmio Nobel se tornou a maior referência de prestígio no mundo acadêmico e científico. Ao longo de 124 anos, foram concedidos 628 prêmios a 1.015 pessoas e organizações, totalizando 979 indivíduos e 28 organizações.
Como é investido o dinheiro que financia o Prêmio Nobel?
Segundo a gestão de ativos e lucros da Nobel Foundation, o valor de mercado do capital total investido era de 6,79 milhões de coroas suecas no final de 2024. O resultado apresentou um retorno de +11,6% em 2024, com um crescimento de 9,2% ao ano nos últimos cinco anos e 8,3% ao ano nos últimos dez anos.
A exposição do capital de investimento foi separada em cinco categorias:
- 56% em fundos de ações
- 9% em fundos imobiliários e de infraestrutura
- 12% em ativos de renda fixa e dinheiro
- 24% em ativos alternativos
- -1% em ganhos acumulados de hedge de moeda
O Prêmio Nobel é um exemplo de como a gestão eficaz de investimentos pode contribuir para a sustentabilidade de uma instituição e ao mesmo tempo reconhecer e premiar as contribuições significativas para a humanidade.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link