Eleitorado em Espera: 65% Indecisos na Disputa Presidencial de 2026
A pesquisa Genial/Quaest divulgada recentemente revela que a corrida presidencial de 2026 está marcada por um alto grau de indefinição. De acordo com a intenção de voto espontânea, 65% dos eleitores afirmam não saber ou não responder em quem votariam. Esse percentual é significativamente superior ao observado no mesmo período do ciclo eleitoral anterior, quando o índice de indecisos era de 54%.
Essa elevada taxa de indefinição ajuda a contextualizar os cenários estimulados divulgados pela Quaest, nos quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, seguido por nomes da direita como Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, a pesquisa também mostra que boa parte do eleitorado ainda não internalizou a disputa nem associou preferências claras aos possíveis candidatos.
Os eleitores indecisos podem ser decisivos para o desfecho da eleição, pois são menos ideologizados e sensíveis a fatores conjunturais como economia, emprego, políticas sociais e desempenho do governo ao longo de 2026. A própria pesquisa aponta melhora na percepção sobre emprego e redução do pessimismo econômico, mas sem conversão automática em escolha eleitoral.
Alguns pontos importantes destacados pela pesquisa incluem:
- A elevada taxa de indefinição entre os eleitores, com 65% de indecisos.
- A melhora na percepção sobre emprego e redução do pessimismo econômico.
- A ausência de uma campanha efetivamente iniciada e a fragmentação do campo oposicionista.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link