Brasileiros Buscam Mudança em 2026
A recente pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada em 13 de novembro revelou que 24% dos brasileiros desejam um presidente em 2026 que não tenha ligação com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, 17% dos entrevistados gostariam de ver um nome de fora da política assumir o cargo.
Os dados coletados mostram que há um crescente desejo por mudança. A pesquisa realizou 2.004 entrevistas presenciais entre os dias 6 e 9 de novembro, com uma margem de erro de dois pontos porcentuais e um índice de confiança de 95%.
Avaliação de Lula e Bolsonaro
Em relação à possível candidatura de Lula em 2026, 59% dos brasileiros acreditam que ele não deveria se candidatar à reeleição, um aumento em relação à rodada anterior da pesquisa, em que 56% dos entrevistados tinham essa opinião. Já sobre Bolsonaro, 67% dos entrevistados acham que ele deveria apoiar outro nome para a disputa, enquanto 26% defendem que ele deve seguir com a candidatura.
A pesquisa também mostrou que Lula supera seus opositores na maioria dos cenários de segundo turno, mas com margens de vitória menores. No entanto, em um possível segundo turno contra Bolsonaro, Lula registra 42% de intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 39%, o que configura um empate técnico.
Desafios para Lula
Além disso, a pesquisa revelou que a avaliação da gestão de Lula foi desfavorável em questões de segurança pública. A maioria dos brasileiros discorda da afirmação de Lula de que “traficantes também são vítimas de usuários” de drogas, com 81% dos entrevistados discordando. Mesmo entre os “lulistas”, a discordância é de 66%.
Esses dados sugerem que os brasileiros estão buscando alternativas para o futuro político do país, com um desejo claro por mudança e renovação. A pesquisa Genial/Quaest oferece uma visão detalhada das preferências e opiniões dos brasileiros, apontando para um cenário político complexo e dinâmico em 2026.
- 24% dos brasileiros desejam um presidente sem ligação com Lula ou Bolsonaro.
- 17% gostariam de ver um nome de fora da política assumir o cargo.
- 59% acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição.
- 67% acham que Bolsonaro deveria apoiar outro nome para a disputa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link