PSOL Prevê R$ 2,3 Milhões para Campanha de Erika
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) declarou que prevê um total de R$ 2,3 milhões do fundo eleitoral para a reeleição da deputada federal Erika Hilton (SP). Esse valor é superior aos R$ 2,2 milhões que outros deputados do partido receberão para suas campanhas.
A parlamentar havia acusado a direção nacional do partido de “rasgar” acordos firmados internamente e alegou que o cenário estaria “inviabilizando” sua postulação. Erika sustentou que, para percorrer o estado de São Paulo como puxadora de votos do partido, é preciso logística e um forte esquema de segurança.
Manifestação Pública de Erika
A manifestação pública de Erika ocorreu três semanas antes da reunião da Executiva Nacional do PSOL, que decidirá sobre a divisão de recursos. Segundo a deputada, ela e seu grupo político “correm riscos que a burocracia do partido não pode simplesmente ignorar”, sob o risco de inviabilização de pré-candidaturas, rebaixamento do potencial de votos e ameaças à integridade física.
Internamente, a ala oposta à de Erika entende que a manifestação da parlamentar tem três objetivos principais: barganhar o crescimento do valor do fundo destinado à campanha dela, trabalhar pela eleição de Natália Boulos à Câmara e iniciar a construção de uma narrativa para a saída do partido em um futuro próximo.
Critérios Questionados
Erika questionou os critérios adotados para o financiamento das campanhas e comparou o valor a ser recebido por ela com a verba prevista para outros nomes, com menos tempo no Congresso ou na federação PSOL-Rede. A deputada afirmou que se comprometeu a permanecer no PSOL para que a sigla alcançasse a cláusula de barreira e, para isso, teria direito a recursos a mais definidos para uma categoria de puxadores de voto.
Em postagem nas redes sociais, a deputada citou os deputados estaduais Renata Souza (RJ) e Carlos Giannazi (SP) e o vereador Rick Azevedo (RJ) como outros parlamentares que estariam insatisfeitos com a gestão.
- Manuela d’Ávila, pré-candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul, lidera as pesquisas de intenções de voto e receberá R$ 5 milhões.
- Juliano Medeiros e Natalia Boulos receberão R$ 2 milhões cada.
- Luiza Erundina receberá mais do que aqueles que tentam se reeleger.
O partido defende que o valor deva ser maior por se tratar de uma eleição majoritária e por avaliar que a campanha dela vai alavancar proporcional no Rio Grande do Sul.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link