PSD Filia Vice de Zema para Concorrer ao Governo Estadual de Minas Gerais
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, irá se filiar oficialmente ao Partido Social Democrático (PSD) no dia 27 de outubro. Essa decisão marca uma importante mudança política no estado, pois Simões deixa o partido Novo para se lançar à sucessão estadual no ano seguinte.
A filiação de Simões ao PSD é um movimento estratégico, considerando que o partido decidiu se afastar do atual governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a corrida eleitoral de 2026 em Minas Gerais. Simões é um aliado do governador Romeu Zema e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e fez parte da chapa que venceu as eleições em 2022.
Outros nomes também estão sendo cotados para a disputa estadual, como o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que recentemente se filiou ao PDT. Kalil busca atrair o voto do eleitorado mais à esquerda, mas sem se associar fortemente ao PT. Já o PSD, com a filiação de Simões, tende a diminuir o espaço para uma candidatura do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao governo estadual.
Além disso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também é considerado um nome forte do PSD para a disputa estadual, embora ele pretenda se lançar ao Senado. A filiação de Simões ao PSD também abre um palanque à direita para o partido, que busca endossar uma candidatura presidencial de oposição a Lula.
- O PSD tende a compor palanques estaduais que estarão aliados ao PT em 2026 em estados como Rio e Bahia.
- O partido busca lançar uma candidatura presidencial de oposição a Lula, com nomes como o governador do Paraná, Ratinho Jr., ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
- A filiação de Simões ao PSD marca uma importante mudança política em Minas Gerais, com implicações para a corrida eleitoral de 2026.
Em resumo, a filiação de Mateus Simões ao PSD é um movimento estratégico que pode influenciar a corrida eleitoral de 2026 em Minas Gerais. Com a entrada de Simões no partido, o PSD busca fortalecer sua presença no estado e lançar uma candidatura competitiva para o governo estadual.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link