Projeto de Pesquisa Utiliza Inteligência Artificial para Estimar Risco de Suicídio
Um projeto de pesquisa em andamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visa criar uma calculadora que estime o risco de suicídio de pacientes que já estiveram internados em instituições psiquiátricas. O projeto utiliza o aprendizado de máquina, uma sub-área da inteligência artificial, para criar essa ferramenta.
A ideia é fornecer dados de pacientes que tentaram e de pacientes que não tentaram suicídio, dentro do período de pós-alta da internação psiquiátrica, para que o algoritmo possa captar os padrões clínicos, comportamentais, sociodemográficos e de história de vida associados ao comportamento suicida. A meta é coletar dados de cerca de mil pacientes acima de 18 anos em todo o país.
Metodologia e Parcerias
O estudo está sendo realizado em parceria com a Universidade de Columbia (Nova Iorque) e outras instituições de ensino e estabelecimentos de saúde nacionais. O projeto é financiado por um edital do CNPq e do Ministério da Saúde, que também pretende munir a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) com instrumentos para mapear fatores de risco e monitorar o risco de suicídio.
Algumas das ações que podem ajudar na prevenção do suicídio incluem:
- Prática regular de atividade física
- Sono regular
- Espiritualidade
- Apoio social, com fortalecimento de laços sociais e familiares de qualidade
Onde Pedir Ajuda
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferecem ajuda para quem está passando por esse tipo de problema. O CVV oferece apoio pelo telefone pelo 188, e funciona todos os dias, 24 horas por dia, incluindo feriados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link