Projeto Social Estimula Autonomia Financeira de Mulheres no Rio
O Instituto da Providência está oferecendo capacitação profissional com mentoria especializada e noções de mercado integradas à realidade socioemocional para auxiliar mulheres a transformarem sua realidade por meio do empreendedorismo. O projeto Mulher Potência Empreendedora oferece cursos de formação profissional nos setores de gastronomia, moda e beleza para mulheres na zona oeste do Rio de Janeiro.
Uma das beneficiadas pelo projeto é Bruna Mariano, que morava de favor na casa da irmã e não tinha renda própria. Ela conheceu o Instituto da Providência por meio de uma assistente social e se inscreveu no curso de capacitação profissional em moda. Hoje, Bruna tem seu próprio salão de tranças, é instrutora na área e conseguiu comprar uma casa.
Outra empreendedora, Cristina Gomes, conta que a capacitação profissional em moda foi o que tirou sua família de uma situação financeira delicada, e deu a ela a oportunidade de criar a própria marca de bolsas e acessórios sustentáveis. Com o marido desempregado e dois filhos, a única renda da casa vinha de programas assistenciais do governo.
Benefícios do Projeto
- Capacitação profissional em áreas como gastronomia, moda e beleza
- Mentoria especializada e noções de mercado integradas à realidade socioemocional
- Capital semente de R$ 1,5 mil para fortalecer os empreendimentos
- Apoyo social na reconstrução da autoestima e superação de obstáculos
Desde 2022, mais de 1,7 mil mulheres foram impactadas pela iniciativa, que oferece, junto com a formação, um capital semente para fortalecer os empreendimentos. O projeto já gerou 684 novos negócios e concedeu 364 recursos para capital de giro.
A diretora executiva do Instituto da Providência, Maria Garibaldi, destaca que o estigma social dificulta a inserção de mulheres no mercado de trabalho, e reforça o papel do projeto em todas as fases, buscando não só a preparação técnica do ofício, mas também o suporte social na reconstrução da autoestima. “A vulnerabilidade não é só financeira. Ela é uma vulnerabilidade de segurança no território. Ela é uma vulnerabilidade de segurança, muitas vezes, em casa”, finaliza.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link