Projeto de Pesquisa no HCPA: Utilizando IA para Prevenir o Suicídio
Um projeto inovador em andamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visa criar uma calculadora capaz de estimar o risco de suicídio em pacientes que já foram internados em instituições psiquiátricas. Este projeto é parte da programação da 45a Semana Científica do HCPA, que inclui o Summit HCPA, um evento dedicado à inovação em saúde.
A calculadora será desenvolvida utilizando o aprendizado de máquina, uma sub-área da inteligência artificial, para identificar padrões clínicos, comportamentais, sociodemográficos e de história de vida associados ao comportamento suicida. Com isso, a ferramenta poderá ser aplicada a pacientes novos, ajudando a prevenir tentativas de suicídio.
O estudo está atualmente em fase de coleta de dados em vários centros de pesquisa no Brasil, com a meta de coletar informações de cerca de mil pacientes acima de 18 anos. Até o momento, já foram avaliados 381 pacientes, com 122 reavaliados após três meses e 50 após seis meses. A maioria das entrevistas iniciais foi realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital Espírita de Porto Alegre.
O projeto é coordenado pelo professor Ives Passos, do Serviço de Psiquiatria do HCPA, em parceria com a Universidade de Columbia e outras instituições de ensino e saúde nacionais. O estudo é financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de fornecer à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) instrumentos para mapear fatores de risco e monitorar o risco de suicídio.
Ajuda e Prevenção
Para aqueles que estão passando por problemas de saúde mental, existem recursos disponíveis. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferecem apoio e ajuda. O CVV pode ser contatado pelo telefone 188, 24 horas por dia, incluindo feriados.
Além disso, práticas como a atividade física regular, sono regular e espiritualidade podem contribuir para a promoção da saúde mental. O apoio social, com fortalecimento de laços sociais e familiares de qualidade, também é um fator importante de proteção.
- Contate o CVV pelo telefone 188 para apoio e ajuda.
- Pratique atividade física regular para promover a saúde mental.
- Fortaleça laços sociais e familiares de qualidade para aumentar o apoio social.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link