bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:42
Temperatura: 9.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Profissionais acima dos 60 se Reinventam e Retornam ao Mercado com Nova Atuação

A aposentadoria não representa mais o fim da vida profissional. Cada vez mais, pessoas acima dos 60 anos estão redirecionando suas carreiras, seja por questões financeiras, desejo de se manter ativas ou vontade de realizar um sonho. De acordo com a Catho, o total de currículos cadastrados por profissionais com 60 anos ou mais cresceu 42,7% de janeiro a julho, comparando o mesmo período em 2024 e 2025.

Márcia Antunes, de 62 anos, é um exemplo desse movimento. Após 35 anos na área de Tecnologia da Informação, ela decidiu mudar de área e está cursando o último período do curso de Nutrição. “Quando me aposentei, pensei: ‘preciso fazer algo diferente da minha vida’. Trabalhar em ambiente organizacional não dá mais. Você cansa dessa vida louca”, diz.

Segundo o professor Hugo Cardozo, especialista em mercado de trabalho da Unisuam, diversos fatores explicam o retorno dos profissionais com 60 anos ou mais à ativa, de questões financeiras a realização pessoal. “A aposentadoria paga pelo INSS é no máximo de R$ 8 mil. Muitos se aposentam, mas não conseguem parar de trabalhar. E a expectativa e a qualidade de vida aumentaram: envelhecemos melhor hoje em dia. Ou seja, a vida não acaba ali. Tem gente que, mesmo sem precisar do dinheiro, quer continuar ativa”, afirma.

No entanto, o etarismo ainda é um obstáculo para esses profissionais. Segundo uma pesquisa feita pela Catho em 2024, 61% das companhias não têm programas de inclusão para pessoas acima dos 50 anos, e 40% dos gestores têm resistência em contratá-las ou desenvolvê-las.

O que Considerar ao Recomeçar aos 60 Anos

  • Experiência valorizada: muitos setores demandam maturidade e histórico profissional
  • Satisfação pessoal: recomeçar em uma área com mais propósito ou afinidade pode aumentar o bem-estar e a motivação
  • Manutenção ativa no mercado: manter-se no mercado gera benefícios financeiros e pode contribuir para a saúde mental e emocional
  • Diversificação de renda: iniciar um negócio ou buscar um novo emprego pode ajudar a complementar aposentadorias ou pensões
  • Rede de contatos consolidada: relacionamentos construídos ao longo da vida profissional podem facilitar a entrada em novos projetos ou setores

Além disso, a abertura de novos negócios também cresce entre os profissionais com 60 anos ou mais. De acordo com o Sebrae Rio, o empreendedorismo entre pessoas com mais de 60 anos cresceu 6,6% no segundo trimestre de 2025, em relação ao primeiro.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link