Produção e Venda de Veículos Caem em Janeiro
A indústria automotiva brasileira registrou uma queda na produção e venda de veículos em janeiro, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção caiu 12% em relação ao mesmo mês do ano passado e 13,5% em comparação a dezembro, com 159,6 mil unidades produzidas.
Já as vendas caíram 0,4% em relação a janeiro de 2025 e 39% em comparação a dezembro, com 170,5 mil veículos licenciados. No entanto, a Anfavea destaca que o volume vendido em janeiro ficou “praticamente estável” na comparação anual, considerando que houve um dia útil a menos neste ano.
Desempenho por Tipo de Veículo
Entre os veículos vendidos, os automóveis registraram alta de 1,4% na comparação anual, enquanto os comerciais leves avançaram 3%. Já os veículos pesados apresentaram retração em janeiro, com as vendas de ônibus recuando 33,9% e as de caminhões, 31,5%.
Um dos destaques entre os licenciamentos são os veículos eletrificados, que agora participam com 16,8% no total de vendas, um recorde para o setor. Segundo a Anfavea, 35% desses veículos eletrificados são produzidos no país.
Exportações e Programas
As exportações caíram 18,3% ante o mesmo mês de 2025, com 25,9 mil unidades exportadas. A Anfavea atribui a queda principalmente à retração de 5% nos embarques para a Argentina.
O presidente da Anfavea, Igor Calvet, comemorou o fato de o governo não ter prorrogado a isenção de impostos para importação de kits de veículos desmontados, que expirou em janeiro. Além disso, Calvet não vê possibilidade de renovação do programa Carro Sustentável, que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros de entrada fabricados no país com alta eficiência energética e sustentabilidade.
- Produção de veículos caiu 12% em relação a janeiro de 2025.
- Vendas de veículos caíram 0,4% em relação a janeiro de 2025.
- Veículos eletrificados representam 16,8% do total de vendas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link