Primeiro Lançamento Comercial de Foguete no Brasil é Adiado para Dezembro
O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi adiado de sábado, 22, para o dia 17 de dezembro, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na noite da quinta-feira, 20. A alteração na data ocorre para que sejam feitos aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo e utilizados na avaliação do seu desempenho durante o lançamento.
A operação será conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e visa garantir a máxima confiabilidade e segurança do lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).
Motivos do Adiamento
De acordo com a FAB, a decisão conjunta vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir a máxima confiabilidade. O evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimentos no segmento.
Os principais motivos do adiamento incluem:
- Aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo;
- Realização de novos testes de segurança no veículo;
- Garantia de máxima confiabilidade e segurança do lançamento.
Preparativos e Ensaio
Nos últimos dois dias, a cliente sul-coreana concluiu um ensaio geral na plataforma, reproduzindo as etapas de uma operação real: deslocamento do veículo até a plataforma, preparativos de lançamento, verificação da sequência de lançamento e procedimentos de retorno da plataforma.
A empresa confirmou que os testes dos sistemas de pressão, elétrica, controle e integração entre veículo e plataforma foram concluídos com sucesso.
O foguete HANBIT-Nano transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link