bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:59
Temperatura: 1.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

PP afasta André Fufuca da vice-presidência e intervém no diretório do Maranhão

Veja também cabelo.

PP Afasta André Fufuca da Vice-Presidência e Intervém no Diretório do Maranhão

O Progressistas (PP) anunciou o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca, da vice-presidência nacional da legenda e de todas as deliberações internas do partido. A decisão foi comunicada por meio de uma nota assinada pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e inclui uma intervenção no diretório estadual do Maranhão, retirando Fufuca do comando da sigla no estado.

A medida ocorre após o ministro ignorar o ultimato dado pela cúpula partidária para que deixasse o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inicialmente, o prazo para a saída era de 30 dias, fixado no início de setembro, e foi prorrogado até o último domingo (5). Mesmo assim, Fufuca manteve a posição de permanecer na Esplanada.

Dois dias após o fim do prazo, Fufuca participou de um evento ao lado de Lula em Imperatriz (MA), onde reafirmou sua lealdade ao presidente e fez um gesto simbólico de ruptura com a cúpula do partido. A fala foi interpretada como um desafio direto à liderança de Ciro Nogueira e à decisão do PP de romper formalmente com o governo federal.

Reação do Governo

O presidente Lula classificou como “equivocadas” as decisões do PP e do União Brasil — que formam uma federação partidária — de exigir o afastamento de ministros. O gesto de Lula foi interpretado como um movimento para manter aliados estratégicos do Centrão no governo e evitar que o rompimento das siglas se transforme em uma crise política maior às vésperas de votações econômicas importantes no Congresso.

A nota oficial do partido afirmou que Fufuca “desobedeceu à orientação da Executiva Nacional” e, por isso, fica afastado de todas as decisões partidárias, inclusive da vice-presidência nacional. O texto acrescenta que a direção do partido “realizará intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado” e reitera que a sigla “não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.

  • O afastamento de Fufuca ocorre em meio à pressão semelhante sobre o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), que também resiste à determinação de seu partido para deixar o governo.
  • Ambos se consolidaram como peças essenciais na estratégia de Lula para conter o esvaziamento do Centrão e manter pontes com grupos que, embora oficialmente fora da base, continuam garantindo votos decisivos ao Palácio do Planalto em pautas econômicas e orçamentárias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link