Pix Parcelado: O Impacto no Mercado Logístico
O Pix Parcelado, apesar de não ser um meio de pagamento revolucionário, tem o potencial de solidificar ainda mais a presença do Pix nas compras online, especialmente ao incluir a população que não tem acesso ao cartão de crédito nas compras online parceladas. Isso deve aumentar a demanda no mercado logístico, que é responsável por abrigar e dar vazão às compras feitas em e-commerces e marketplaces.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o Pix já é o meio de pagamento mais usado nas compras online, com uma representação que saltou de 66% para 84% entre 2022 e 2024. Já o cartão de crédito, que era a modalidade preferida dos compradores virtuais, recuou de 73% para 67% no mesmo período.
Expansão do Uso do Pix
Na visão de Mauricio Salvador, Conselheiro Deliberativo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a chegada de mais uma funcionalidade padronizada do Pix vai expandir ainda mais o uso da modalidade. “Oferecer o Pix Parcelado vai atrair uma fatia da população que hoje não consegue parcelar no cartão, porque tem o limite do cartão comprometido”, explica.
Além disso, segundo dados do Banco Central, 60 milhões de brasileiros não têm acesso a um cartão de crédito. Salvador estima que, uma vez popularizado, o Pix Parcelado pode aumentar o número de pessoas que pagam por Pix no e-commerce em torno de 10% a 25%, causando um incremento significativo nas vendas online.
Impacto no Mercado Imobiliário Logístico
Este é o efeito que promete aumentar a demanda por galpões logísticos, usados por varejistas online e transportadoras. Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos, estima que, após a maturação do impacto do Pix Parcelado no mercado imobiliário logístico, a valorização do metro quadrado poderá chegar a 20%, segundo estimativas internas.
No entanto, Monteiro pondera que o impacto no mercado imobiliário é mais lento, com um tempo de maturação de seis meses a um ano, devido a processos burocráticos e planejamento. “Enquanto empresas estruturam suas operações, o mercado imobiliário se prepara para atender essa demanda crescente”, afirma.
- O Pix Parcelado deve solidificar a presença do Pix nas compras online.
- A modalidade deve aumentar a demanda no mercado logístico.
- O impacto no mercado imobiliário logístico deve ser significativo, com uma valorização do metro quadrado de até 20%.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link