Petz (PETZ3): Ações Sobem após Aprovação de Fusão com Cobasi
As ações da Petz (PETZ3) fecharam com ganhos de 4,32% na B3, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a fusão com a Cobasi, com restrições. A operação forma a maior rede de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Antes da aprovação, as ações da Petz exibiam alta de 2,4%, mas a negociação foi suspensa pela B3 devido à iminência da divulgação do fato relevante da companhia sobre a decisão do Cade. Após a aprovação, os papéis subiram 7,19%, a R$ 4,47, e fecharam em R$ 4,35.
Condições para a Fusão
A fusão entre as empresas tem como condicionante o cumprimento de condicionantes que incluem a venda de algumas lojas. A Petz afirmou que o Acordo em Controle de Concentração (ACC) acertado com a autoridade de defesa da concorrência envolve a venda de 26 lojas no estado de São Paulo, que representam 3,3% do faturamento da companhia combinada nos últimos 12 meses.
Além disso, o ACC prevê “compromissos comportamentais”, mas não foram divulgados detalhes. O presidente do Cade, Gustavo Augusto Freitas de Lima, destacou que o que dá conforto na aprovação do negócio é a manifestação de interesse de outras empresas na compra das lojas a serem vendidas.
Reações ao Acordo
A rival Petlove defendeu que a criação de uma empresa “30 vezes maior que o terceiro colocado” no setor “compromete o mercado” de produtos para animais de estimação. A Petlove fez petição ao Cade afirmando que uma proposta de venda “de até 28 lojas” seria um remédio “claramente inefetivo” e um “grave prejuízo à concorrência e ao consumidor”.
No entanto, o relator do caso, conselheiro José Levi Mello do Amaral, afirmou que o ACC acertado “parece bom, porque garante uma situação concorrencial melhor” que a atual. A conselheira Camila Cabral Pires Alves destacou que o caso foi o mais difícil para avaliação pelo Cade nos últimos dois anos e também o mais difícil no varejo já trabalhado pela autarquia.
- A Petz (PETZ3) fechou com ganhos de 4,32% após a aprovação da fusão com a Cobasi.
- A fusão forma a maior rede de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Brasil e uma das maiores da América Latina.
- A venda de 26 lojas no estado de São Paulo é uma das condições para a fusão.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link