bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:21
Temperatura: -2.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

Petróleo fecha em queda apesar de projeções otimistas e tensões geopolíticas

Petróleo Fecha em Queda Apesar de Projeções Otimistas e Tensões Geopolíticas

O mercado de petróleo fechou a sessão em queda, apesar das projeções otimistas de demanda da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Agência Internacional de Energia (AIE). Além disso, as tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a Venezuela, bem como a possível resolução no conflito entre Rússia e Ucrânia, não foram suficientes para impulsionar os preços.

Os contratos futuros do petróleo WTI para janeiro, negociados na New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam com perdas de 1,47%, a US$ 57,60 o barril. Já o Brent para fevereiro, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), teve queda de 1,49%, a US$ 61,28 o barril.

Fatores que Influenciaram a Queda

  • A proposta de paz enviada pela Ucrânia, que não recebeu apoio, contribuiu para a queda nos preços.
  • O dólar enfraquecido, devido à decisão do Federal Reserve (Fed) de cortar as taxas de juros, não foi suficiente para impulsionar os preços.
  • Dados americanos mostraram um salto mais forte que o esperado em pedidos de auxílio-desemprego dos EUA, além de importações aquém do previsto na balança comercial.

Além disso, a manutenção da previsão de oferta do cartel para o próximo ano e a revisão para baixo no cenário da agência internacional também não foram suficientes para impulsionar os preços. A Investec observa que persistem preocupações de sobreoferta, mas que “há considerável incerteza sobre a escala desse excedente”.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda é a quantidade de petróleo em trânsito, sem comprador, que é de 1,4 bilhão de barris, de acordo com dados do Vortexa. Isso representa um aumento de 24% em relação à mesma época do ano entre 2016 e 2024.

Em resumo, a combinação de fatores, incluindo a proposta de paz, o dólar enfraquecido, os dados americanos e a quantidade de petróleo em trânsito, contribuiu para a queda nos preços do petróleo, apesar das projeções otimistas e das tensões geopolíticas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link