Petrobras Prevê Atender 100% da Demanda de SAF do Brasil até 2029
A Petrobras acredita que conseguirá atender 100% da demanda nacional por combustível sustentável de aviação (SAF) entre 2027 e 2029, de acordo com um executivo da empresa. Isso ocorre à medida que o Brasil se prepara para implementar a obrigatoriedade do uso do biocombustível no país, visando reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE).
A partir de 2027, as companhias aéreas terão de adicionar obrigatoriamente alguma parcela do produto renovável ao querosene de aviação fóssil para diminuir a emissão de GEE em pelo menos 1%, conforme legislação aprovada no ano passado. A Petrobras pretende atender a demanda de SAF até 2029 com seu produto fabricado a partir da rota do coprocessamento.
Estratégia para Atender a Demanda
A empresa planeja atender a demanda inicial a partir de quatro refinarias na região Sudeste. Depois disso, a Petrobras planeja unidades dedicadas à produção de SAF, por meio de outras rotas. Atualmente, a companhia já pode produzir SAF por meio de coprocessamento com 1% de conteúdo renovável nas refinarias Reduc (RJ) e Revap (SP).
Além disso, a Petrobras prevê iniciar no segundo semestre de 2026 a produção na Regap (MG) e na Replan (SP), com até 1% e até 5% de conteúdo renovável, respectivamente. A empresa entende que com essa estratégia, conseguirá atender a demanda até 2029, antes da entrada das unidades dedicadas.
Produção de SAF em Unidades Dedicadas
Após 2029, a Petrobras planeja iniciar a produção de SAF em unidades dedicadas, começando pela refinaria RPBC (SP), com 15 mil barris por dia. Posteriormente, a empresa planeja produzir também no complexo Boaventura, no Estado do Rio, com 19 mil barris por dia, e na Replan, com 10 mil barris por dia.
A rota de coprocessamento é reconhecida internacionalmente e demanda investimento pequeno, mas tem uma limitação para elevar o percentual de conteúdo renovável. A Petrobras realizou suas primeiras entregas de combustível sustentável de aviação no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, após ter se tornado a primeira a produzir o combustível integralmente no país.
- A Petrobras prevê atender 100% da demanda de SAF do Brasil até 2029.
- A empresa planeja atender a demanda inicial a partir de quatro refinarias na região Sudeste.
- A Petrobras prevê iniciar a produção de SAF em unidades dedicadas após 2029.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link