bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:38
Temperatura: 2.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Petrobras Aumenta Produção de Fertilizantes Nitrogenados

A Petrobras, empresa estatal brasileira, anunciou que atenderá 20% da demanda de fertilizantes nitrogenados do Brasil a partir de 2026. Isso será possível graças à retomada das operações de três fábricas que estavam desativadas. A presidente da estatal, Magda Chambriard, destacou que a fábrica de fertilizantes na Bahia atenderá 5% do mercado de ureia, enquanto a fábrica de Sergipe atenderá 7% da demanda.

A unidade no Paraná, chamada Ansa, iniciou a retomada e prevê atender 8% da demanda brasileira de ureia. Além disso, a companhia trabalha para colocar em operação a fábrica de fertilizantes nitrogenados UFN-III, em Mato Grosso do Sul, que responderá por 15% da demanda nacional. Com a conclusão da UFN-III, a Petrobras estará em condições de entregar 35% de todo o fertilizante nitrogenado que o Brasil precisa.

Essa iniciativa atende a anseios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu o retorno de investimentos da estatal no setor de fertilizantes desde o início do seu mandato. O Brasil, uma potência agrícola, é fortemente dependente de importações de fertilizantes, o que torna a produção nacional uma estratégia importante para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico.

Os investimentos da Petrobras na área de fertilizantes incluem aproximadamente R$2,6 bilhões na Bahia, com encomendas para o setor naval e fábrica de fertilizantes no Estado. Essa ação demonstra o compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento do país e atender às necessidades do setor agrícola.

  • A Petrobras atenderá 20% da demanda de fertilizantes nitrogenados do Brasil a partir de 2026.
  • A fábrica de fertilizantes na Bahia atenderá 5% do mercado de ureia.
  • A fábrica de Sergipe atenderá 7% da demanda de ureia.
  • A unidade no Paraná, Ansa, atenderá 8% da demanda brasileira de ureia.
  • A fábrica UFN-III, em Mato Grosso do Sul, atenderá 15% da demanda nacional.

Com essas ações, a Petrobras reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento do Brasil, especialmente no setor agrícola, que é fundamental para a economia do país.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link