Partido Alemão AfD Busca Apoio em Washington
O partido de extrema-direita alemão AfD, que há muito tempo é rejeitado em seu país, está buscando angariar apoio em Washington, aproveitando os laços com personalidades do movimento MAGA que ascenderam a cargos de chefia no governo Trump. Essa aproximação reflete um alinhamento crescente entre o AfD e parte do movimento MAGA, que expressou apoio às queixas do partido sobre a repressão política no país e à sua postura linha-dura em relação à imigração.
O AfD, classificado como extremista pelo serviço de inteligência interna da Alemanha e condenado ao ostracismo pelos principais partidos, reuniu-se com autoridades do Departamento de Estado dos EUA nos últimos meses. Essa atitude é rara para um partido oposicionista de extrema-direita em um país aliado. A aproximação do AfD com o movimento MAGA é vista como uma oportunidade calculada para atrair a atenção e alcançar uma proximidade com o poder governamental que seria completamente impensável no concerto de Estados europeus ou de outros Estados.
Recepção Privada em Manhattan
Em uma recepção privada em Manhattan, um tenor de ópera fez uma serenata para os parlamentares do AfD Jan Wenzel Schmidt e Kay Gottschalk com a primeira estrofe tabu do hino nacional da Alemanha. Schmidt juntou-se ao canto com a mão sobre o coração, mas mais tarde negou qualquer ligação entre a letra e os nazistas. A recepção privada foi organizada pelo Young Republican Club de Nova York e lança luz sobre os esforços do AfD para construir legitimidade internacional e desafiar o que chama de exclusão antidemocrática em seu país.
Os laços cada vez maiores do AfD em Washington ocorrem em um momento em que o partido cresce nas pesquisas de opinião alemãs, ameaçando os conservadores do chanceler Friedrich Merz pouco antes de uma série de eleições estaduais no próximo ano. Muitos alemães estão alarmados com o AfD, cuja ascensão evoca paralelos inquietantes com a ascensão do Partido Nazista na década de 1930.
- O AfD é evitado por muitos dos outros partidos de extrema-direita da Europa após uma série de escândalos e comentários inflamados.
- O partido de extrema-direita afirma que quer aumentar a conscientização sobre o que considera uma piora do estado da democracia na Alemanha e obter apoio de alto nível no exterior.
- Com o retorno de Trump à Casa Branca, o AfD encontrou um ouvido simpático.
Em resumo, o partido alemão AfD está buscando apoio em Washington e se aproximando do movimento MAGA, aproveitando os laços com personalidades do movimento para construir legitimidade internacional e desafiar a exclusão antidemocrática em seu país. A aproximação do AfD com o movimento MAGA é vista como uma oportunidade calculada para atrair a atenção e alcançar uma proximidade com o poder governamental.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link
 
				