Incêndio destrói parte de antiga igreja em Amsterdã
Um incêndio causado por fogos de artifício destruiu boa parte da histórica igreja Vondelkerk, em Amsterdã, na Holanda, na noite de Ano Novo. A igreja, construída em 1880, perdeu sua torre, parte da seção central e grande parte do telhado, mas as paredes laterais permaneceram de pé, sem risco de desabamento.
Dezenas de casas tiveram que ser evacuadas devido ao incêndio, que lançou chuvas de cinzas sobre as propriedades próximas. Outros vizinhos ficaram sem energia enquanto os bombeiros enfrentavam o incêndio no prédio que é tombado e atualmente é usado como centro cultural.
Consequências do incêndio
A prefeitura informou que planeja limpar as ruas com um veículo especializado e alertou que a fuligem pode ter se depositado em jardins, janelas, carros e móveis externos, aconselhando os moradores a enxaguarem suavemente as superfícies afetadas com água e sabão.
A prefeita Femke Halsema chamou o incêndio de “um incêndio muito intenso e terrível nesta igreja monumental”, enfatizando que garantir a segurança e o bem-estar dos vizinhos é a prioridade da cidade.
Outros incidentes na Holanda
Além do incêndio na igreja, houve outros incidentes na Holanda causados pelo uso de fogos de artifício na comemoração do Ano Novo. Um hospital especializado em oftalmologia em Roterdã relatou um número grande de pacientes jovens, com um médico dizendo que 85% eram menores de idade.
- Um jovem de 17 anos morreu em um incidente envolvendo fogos em Nijmegen.
- Um homem de 38 anos morreu em Aalsmeer.
- A polícia antichoque foi chamada para lidar com gangues de jovens em vários locais.
Os incidentes destacam a necessidade de medidas mais eficazes para controlar o uso de fogos de artifício e garantir a segurança pública.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link