ONS Ajusta Projeções de Carga de Energia e Nível de Reservatórios para Dezembro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou um boletim recente, no qual elevou sua estimativa de crescimento da carga de energia no Brasil para dezembro. De acordo com as novas projeções, a carga de energia deve aumentar 4,8% em comparação anual, atingindo 83.890 megawatts-médios (MWm). Essa revisão é significativamente mais alta do que a previsão anterior, que indicava um crescimento de 2,8%.
Além disso, o ONS também melhorou a previsão para o nível dos principais reservatórios de usinas hidrelétricas do país, localizados no subsistema Sudeste e Centro-Oeste. Agora, estima-se que esses reservatórios encerrarão dezembro com 46,3% da capacidade, uma ligeira melhora em relação aos 45,7% esperados na semana passada.
As previsões de chuvas que chegarão às hidrelétricas ao longo deste mês também foram ajustadas. O ONS projeta que a energia natural afluente (ENA) será abaixo da média histórica em todo o país. As regiões terão as seguintes porcentagens da média histórica:
- Sudeste/Centro-Oeste: 89% (ante 81% na semana passada)
- Sul: 78% (ante 62%)
- Norte: 82% (ante 75%)
- Nordeste: 50% (ante 51%)
Esses ajustes nas previsões refletem a contínua monitoração e análise do setor energético pelo ONS, visando garantir a estabilidade e o suprimento adequado de energia para o país.
Este conteúdo pode conter links de compra.
SÃO PAULO, 5 Dez (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua estimativa de crescimento da carga de energia no Brasil em dezembro, projetando alta de 4,8% na comparação anual, para 83.890 megawatts-médios (MWm), ante 2,8% previstos na semana anterior.
Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o órgão também melhorou a previsão para o nível dos principais reservatórios de usinas hidrelétricas do país, localizados no subsistema Sudeste e Centro-Oeste, estimando agora que encerrarão dezembro com 46,3% da capacidade, acima dos 45,7% esperados na semana passada.
O ONS também ajustou suas previsões de chuvas que chegarão às hidrelétricas ao longo deste mês, projetando ainda energia natural afluente (ENA) abaixo da média histórica em todo o país, com 89% da média para o Sudeste/Centro-Oeste (ante 81% na semana passada), 78% para o Sul (ante 62%), 82% para o Norte (ante 75%) e 50% para o Nordeste (ante 51%).
(Por Letícia Fucuchima)
infomoney.com.br/">InfoMoney.