bukib
0 bukibs
Singapore, North West
Hora local: 10:17
Temperatura: 27.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

Onda de calor na Austrália causa incêndios florestais e destrói casas

Uma onda de calor severa atingiu a Austrália no final de semana, causando incêndios florestais em várias regiões do país. Desde sábado, as autoridades têm combatido dezenas de focos em locais como a Costa Central de Nova Gales do Sul, que destruíram casas e causaram quedas de energia.

A chegada de uma frente fria no domingo parece ter ajudado a impedir que um desastre maior ocorresse. As autoridades chegaram a pedir evacuações com a maior classificação de perigo para milhares de moradores da Costa Central, no estado mais populoso do país.

Os incêndios florestais atingiram a região de Phegans Bay e Woy Woy, com uma população de mais de 350 mil pessoas, a cerca de 45 quilômetros ao norte de Sydney, a maior cidade da Austrália. Ao menos 20 casas foram perdidas devido aos incêndios florestais.

Causas e consequências

A onda de calor no sábado que atingiu Nova Gales, com temperaturas de 42 graus Celsius, agravou o risco de incêndio na região. Mais de 50 incêndios florestais foram registrados no sábado, disseram as autoridades, incluindo um foco na área de Upper Hunter, que queimou quase 10.000 hectares.

As autoridades alertaram sobre uma temporada de incêndios florestais de alto risco neste verão australiano, após várias temporadas tranquilas. Os incêndios do “Verão Negro” de 2019-2020 destruíram uma área do tamanho da Turquia e mataram 33 pessoas.

Algumas das principais consequências dos incêndios florestais incluem:

  • Destruição de casas e infraestrutura
  • Quedas de energia e perda de serviços essenciais
  • Risco à vida e segurança das pessoas
  • Danos ao meio ambiente e à biodiversidade

O primeiro-ministro Anthony Albanese pediu que as pessoas cuidem umas das outras e sigam os conselhos das autoridades. A situação está sendo monitorada de perto pelas autoridades, que trabalham para controlar os incêndios e minimizar os danos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link