bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:06
Temperatura: -6.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

O que esperar das ações de tecnologia dos EUA em 2026?

Para superar o mercado nos últimos anos, muitos investidores aplicaram uma estratégia simples: investir pesado nas maiores ações de tecnologia dos EUA. No entanto, no ano passado, isso mudou. Pela primeira vez desde 2022, a maioria das sete gigantes da tecnologia teve um desempenho pior do que o índice S&P 500.

Embora o índice Bloomberg Magnificent 7 tenha subido 25% em 2025, em comparação com os 16% do S&P 500, isso se deveu apenas aos enormes ganhos da Alphabet Inc. e da Nvidia Corp. Muitos profissionais em Wall Street preveem que essa dinâmica continuará em 2026, com a desaceleração do crescimento dos lucros e o aumento das dúvidas sobre o retorno dos altos investimentos em inteligência artificial.

As ações das sete maiores empresas de tecnologia devem subir cerca de 18% em 2026, o ritmo mais lento desde 2022 e não muito melhor do que o aumento de 13% projetado para as outras 493 empresas do S&P 500. Os investidores querem começar a ver o retorno desses investimentos, de acordo com Brian Mulberry, gestor de portfólio de clientes da Zacks Investment Management.

Uma fonte de otimismo reside nas avaliações relativamente moderadas do grupo. O índice Magnificent 7 está cotado a 29 vezes os lucros projetados para os próximos 12 meses, bem abaixo dos múltiplos de 40 registrados no início da década. O S&P 500 está sendo negociado a 22 vezes os lucros esperados, e o índice Nasdaq 100, a 25 vezes.

Algumas das empresas que compõem o índice Magnificent 7 merecem destaque, como a Apple, que tem sido muito menos agressiva com suas ambições em IA do que as outras empresas do grupo. As ações da empresa foram penalizadas por isso no ano passado, caindo quase 20% até o início de agosto. No entanto, a aceleração do crescimento será fundamental para as ações da Apple este ano, com a receita devendo crescer 9% no ano fiscal de 2026.

Outra empresa que se destaca é a Alphabet, que é a favorita absoluta na corrida da IA. Seu mais recente modelo de IA Gemini recebeu avaliações muito positivas, atenuando as preocupações sobre a OpenAI. As ações subiram mais de 65% no ano passado, o melhor desempenho entre as sete maiores empresas do setor.

  • A Amazon teve um início de 2026 excepcional e está liderando o grupo, com grande parte do otimismo em torno da empresa se baseando na Amazon Web Services.
  • A Meta Plataformas talvez mostre melhor o ceticismo dos investidores em relação aos gastos extravagantes com IA, com as ações despencando no final de outubro.
  • A Tesla foi a ação com pior desempenho entre as sete maiores empresas do índice S&P 500 durante o primeiro semestre de 2025, mas disparou mais de 40% no segundo semestre.

Em resumo, as ações de tecnologia dos EUA em 2026 devem ser mais seletivas, com as empresas que demonstrarem crescimento e retorno sobre os investimentos tendo mais chances de sucesso. A Apple, com seu iPhone e outras linhas de produtos, é uma das empresas que pode se destacar nesse cenário.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link