bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:29
Temperatura: -8.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

O Desafio da Venezuela: Além do Petróleo, a Luta para Encher a Geladeira

A Venezuela, um país que já enfrentou mais de uma década de crise, agora se vê diante de um novo capítulo de incerteza política e econômica. A operação militar que removeu o líder Nicolás Maduro do poder mergulhou o país em uma onda de inflação e problemas cambiais, tornando itens básicos de supermercado inacessíveis para muitos venezuelanos.

Para Nair Granado, uma recepcionista de laboratório que vive em Caracas com seus dois filhos, a situação é desesperadora. “Os preços sobem todos os dias”, disse ela. “Está completamente fora de controle.” Granado tem que ser cuidadosa com seu salário de US$ 60, pois sabe que não será suficiente para comprar todos os alimentos necessários para sua família.

  • A inflação alta e a desvalorização da moeda local, o bolívar, tornam difícil para os venezuelanos comprar itens básicos como carne, queijo e leite.
  • A dependência do dólar americano nas transações do dia a dia é um dos principais motivos para o aumento dos preços.
  • O banco central da Venezuela define uma taxa de câmbio oficial, mas a maioria das pessoas se baseia em uma taxa não oficial, o dólar paralelo, que reflete o valor pelo qual o dólar é realmente negociado nas ruas.

A crise humanitária na Venezuela já dura anos, com mais de 70% da população vivendo na pobreza. A nova crise de acessibilidade atinge os venezuelanos com especial força, pois muitos já vivem à beira da fome. Phil Gunson, analista sênior do International Crisis Group, afirma que “eles venderam tudo o que podiam, apertaram o cinto até não restar mais nenhum furo. Então não há mais em que se apoiar”.

Enquanto o governo interino da Venezuela se concentra em sua nova relação com a administração Trump, muitos venezuelanos estão simplesmente tentando descobrir como fazer o poder de compra cada vez menor render. Johana Paredes, de 30 anos, disse que já estava acostumada a racionar as compras do mês para sua família de quatro pessoas, mas o novo salto nos preços dos alimentos tornou difícil comprar até itens essenciais.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link