Novo Lote do Dinheiro Esquecido do PIS/Pasep Começa a Ser Pago
O governo começou a pagar um novo lote do chamado “dinheiro esquecido” do PIS/Pasep, beneficiando trabalhadores que ainda têm valores a receber do antigo fundo. Essa etapa contempla aqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio. Quem fizer o pedido até 30 de junho receberá os valores em 27 de julho, de acordo com o calendário do governo.
O saldo médio disponível é de R$ 2,8 mil por beneficiário, mas o valor varia de acordo com o tempo de trabalho e o salário da época. Além disso, os recursos foram corrigidos pela inflação, garantindo que o valor seja atualizado de acordo com a economia atual.
A consulta sobre o dinheiro esquecido pode ser feita pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. É importante lembrar que, caso o ressarcimento não seja solicitado até setembro de 2028, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.
Quem Tem Direito ao Dinheiro Esquecido?
Têm direito ao dinheiro esquecido no PIS/Pasep os trabalhadores que participaram do antigo fundo e ainda não sacaram as cotas, além de seus herdeiros, quando o titular já faleceu. Para consultar se há valores disponíveis, o trabalhador deve acessar o portal Repis Cidadão, fazer login com a conta gov.br e informar o número do PIS/NIS.
- Acesse o portal Repis Cidadão e faça login com a conta gov.br.
- Informar o número do PIS/NIS.
- Se houver valores disponíveis, o sistema indicará as próximas etapas para solicitar o pagamento.
A solicitação do ressarcimento pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. O beneficiário precisa apresentar um documento oficial de identificação. No caso de herdeiros, é necessário enviar documentos que comprovem o direito ao saque, como certidão de dependentes, autorização judicial ou escritura pública, conforme a situação.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link