Novo App Fraudulento que Mira em Beneficiários do FGC é Identificado
A empresa global de cibersegurança Kaspersky identificou uma nova campanha de fraude digital direcionada a beneficiários do ressarcimento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A campanha promove um aplicativo fraudulento para usuários do sistema Android, que oferece um suposto acompanhamento do pagamento do Fundo, mas que instala um programa bancário capaz de roubar dados bancários, permitir o controle remoto do dispositivo e até realizar mineração de criptomoedas.
A isca do golpe é a promessa de um acompanhamento simplificado do processo de ressarcimento do FGC. Ao acessar o site fraudulento, o usuário é induzido a baixar um aplicativo que se passa pelo app legítimo do FGC, disponível na Google Play Store, simulando a sua interface, para ganhar credibilidade. No entanto, ao instalar o aplicativo, a vítima acaba infectando o próprio aparelho com o BeatBanker, um tipo de trojan bancário.
O BeatBanker é uma família relativamente nova de trojan bancário móvel, desenvolvida por criminosos brasileiros e já identificada em campanhas anteriores. Ele é capaz de roubar credenciais, interceptando e capturando informações de login, senhas e dados financeiros de aplicativos bancários, além de outras informações sensíveis. Além disso, o BeatBanker incorpora um controle remoto avançado (RAT), que permite aos cibercriminosos assumir o controle total do dispositivo infectado.
Para se proteger, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas:
- Desconfie sempre: Ofertas que prometem agilizar ou simplificar processos de forma incomum ou com passos extraordinariamente fáceis devem ser encaradas com extrema cautela;
- Verifique nos canais oficiais: Antes de clicar em qualquer link, verifique se no site ou aplicativo oficial da empresa;
- Nunca instale aplicativos de fontes desconhecidas: Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store ou a Apple App Store;
- Utilize uma solução de segurança: Mantenha uma solução de segurança de confiança instalada e atualizada em seu smartphone, que seja capaz de detectar e bloquear links maliciosos e a instalação de arquivos perigosos.
É fundamental estar atento e tomar medidas de proteção para evitar cair nesse tipo de golpe. A Kaspersky alerta que a rapidez com que os cibercriminosos exploram temas em evidência no noticiário para criar esquemas fraudulentos é uma tática recorrente, e que este caso representa apenas o início de uma possível onda de golpes.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link