Nestlé Simplifica Operações e Negocia Venda de Divisão de Sorvetes
A Nestlé, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está em negociações avançadas para vender suas marcas próprias de sorvetes. O novo diretor-presidente da companhia, Philipp Navratil, anunciou que a ideia é vender o negócio remanescente de sorvetes para a joint-venture Froneri, que a Nestlé mantém com a gestora de private equity PAI Partners.
A divisão de sorvetes inclui marcas como D’Onofrio, Real Dairy, Parlour e Lafrutta. A possível venda ajudará a simplificar ainda mais o portfólio da Nestlé, dando continuidade a um processo de enxugamento que já dura anos. O novo comando da Nestlé concentra esforços em quatro segmentos: café, petcare, nutrição e alimentos/snacks.
Contexto e Motivações
A Nestlé foi por muito tempo conhecida como uma das maiores fabricantes de sorvete do mundo, até que a Froneri assumiu a maior parte do negócio. A companhia suíça ainda vende sorvetes em alguns mercados locais que não fazem parte da Froneri. Além da Lafrutta, há marcas menos conhecidas no Brasil como D’Onofrio, Real Dairy e Parlour. São esses negócios remanescentes que estão em negociação.
A PAI Partners levantou bilhões de dólares no ano passado para poder manter a Froneri por mais tempo. A Abu Dhabi Investment Authority (ADIA) entrou como nova investidora minoritária na ocasião, em um acordo que avaliou a empresa em cerca de € 15 bilhões (US$ 17,7 bilhões), incluindo dívida.
Reações e Projeções
As ações da Nestlé subiram até 4,5% no início do pregão após o anúncio. O ativo, que ficou atrás do desempenho da rival Unilever nos últimos meses, acumula alta de cerca de 2,1% desde o início do ano. Navratil afirmou que a recuperação da empresa — cujo desempenho vem ficando atrás do esperado há anos — está no caminho certo, ao projetar crescimento de vendas e lucros e revelar planos para reorganizar o grupo de 160 anos.
A fabricante do café Nespresso e da ração para gatos Purina projetou crescimento orgânico da receita entre 3% e 4% em 2026. A estimativa se compara à projeção de 3,2% feita por analistas consultados pela Bloomberg.
- A Nestlé está em negociações avançadas para vender suas marcas próprias de sorvetes.
- A joint-venture Froneri é a principal candidata a adquirir o negócio remanescente de sorvetes.
- A venda ajudará a simplificar o portfólio da Nestlé e concentrar esforços em quatro segmentos principais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link